Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Temas LGBT na mitologia hindu

Shiva e Parvati na forma de Ardhanarisvara
Temas LGBT nos épicos hindus envolvem divindades e heróis do Hinduísmo cujos atributos ou comportamentos podem ser interpretados como de lésbicas, gays, bissexuais ou transgêneros (LGBT) ou tendo elementos de variação de gênero e sexualidade não heterossexual. Fontes tradicionais da literatura hindu não falam da homossexualidade diretamente, mas mudanças de sexo, encontros homoeróticos e personagens intersexuais ou do terceiro gênero são frequentemente encontrados tanto nas narrativas religiosas tradicionais como os Vedas, Mahabharata, Ramayana e Puranas bem como no folclore em geral.

A literatura épica hindu tem muitos exemplos de divindades trocando de gênero, manifestando em diferentes gêneros em diferentes momentos, ou combinando-se para formar seres andróginos ou hermafroditas. Deuses trocam de sexo ou se manifestam como um avatar do sexo oposto em razão de facilitar encontros sexuais. Seres não divinos também passam por trocas de sexo por meio de ações dos deuses como resultado de maldições ou bênçãos, ou como resultado natural da reencarnação.

Os épicos hindus contêm numerosos incidentes onde interações sexuais servem a um propósito sagrado não sexual; em alguns casos, são interações entre seres do mesmo sexo. Às vezes os deuses condenam essas interações, mas em outras vezes elas ocorrem com sua bênção.

Em adição a estórias de variação de gênero e variação sexual que são geralmente aceitas pelas principais correntes do Hinduísmo, estudiosos modernos e ativistas queer têm destacado temas LGBT em textos menos conhecidos, ou inferido-os de estórias que tradicionalmente são consideradas não ter subtexto homoerótico. Tais análises têm causado descontentamento sobre o verdadeiro sentido das estórias antigas.

FONTE

Bom, pessoal, isso é apenas uma introdução de um farto material que começarei a trazer aqui sobre a presença LGBT na mitologia e na religião hindu e na Índia em geral. Espero que gostem e aguardem por muitas novidades.

Se você gostou desta matéria, deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe o link nas redes sociais. Ajude o site HOMOTHEOSIS a se manter vivo!

Nenhum comentário:

Acompanhe-nos pelo Facebook

Calendário da Lua